Medicina e Segurança do Trabalho



Caminho: Medicina\Atestado saúde ocupacional(ASO)

O Atestado de Saúde Ocupacional define se o funcionário está apto ou inapto à realização de suas funções dentro da empresa. Geralmente é feito por medico do trabalho. A cada exame realizado, (admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional), o médico emitirá o ASO em duas vias.

A tela de abertura da funcionalidade possui o botão “imprimir” para que o usuário possa emitir o ASO de vários colaboradores de uma única vez.

O ASO deverá conter no mínimo:

  1. Nome completo do trabalhador, número de registro de identidade e função;

  2. Riscos ocupacionais específicos existentes ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho - SSST;

  3. Indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados;

  4. O nome do médico coordenador, quando houver, com respectivo CRM;

  5. Definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu;

  6. Nome do médico encarregado do exame e endereço ou forma de contato;

  7. Data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.

Tela de abertura


Campo Uso Informações
Facultativo Atalho para ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

Tela de manutenção


Na tela de ASO o usuário deverá informar ou pesquisar a matricula do colaborador para o qual deseja emitir o atestado.

Seguem abaixo os campos a serem informados:

Campo Uso Informações
Colaborador Obrigatório
Data Obrigatório
Tipo do exame Obrigatório
Parecer Facultativo
Trabalho em altura Obrigatório
Status Facultativo
Validade Obrigatório
Médico examinador Facultativo
Médico coordenador Facultativo
Observação do laudo Facultativo
Observações Facultativo

Riscos Ocupacionais

Ao incluir um ASO para o colaborador, o sistema carregará automaticamente os riscos ocupacionais inerentes ao cargo e função ocupados pelo mesmo. Os riscos não serão duplicados, ou seja, caso um determinado risco esteja associado a função e também associado ao cargo do colaborador, este só será incluído uma vez.

O usuário também poderá incluir Riscos durante o preenchimento do ASO.

O botão , tem como ação carregar os riscos ocupacionais (inerentes ao cargo e departamento do colaborador) ocasionais/habituais, mapeados no PCMSO da hierarquia (enquadrado pela data do exame entre o período de vigência do mesmo).

Exames Realizados

Informações relativas aos exames efetuados.

O botão , tem como ação carregar os exames ocupacionais (inerentes ao cargo, departamento e sexo do colaborador), mapeados no PCMSO da hierarquia (enquadrado pela data do exame entre o período de vigência do mesmo). Estes registros são adicionados ao ASO, porém ficam destacados em cor vermelha (com legenda abaixo do grid - “Informações pendentes”).

O usuário deverá alterar esses exames, através do botão , e preencher as informações obrigatórias para que o status deixe de ser pendente.

Arquivos anexos

Através desta aba o usuário poderá adicionar arquivos pertinentes ao ASO.

Notas gerais

  1. Ao tentar salvar o ASO, se houverem registros pendentes, o usuário será notificado com a mensagem “Existem exames com informações obrigatórias pendentes e que por este motivo não poderão ser gravados.”;

  2. Ao salvar o ASO, os exames pendentes serão descartados.