Gestão de pessoas



Caminho: Recursos Humanos\Colaborador\Anotações

As anotações referente aos colaboradores podem ser registradas através desta tela. O usuário poderá inserir Anotações do tipo: elogios, repreensão, comentários e registro do empregado. Também é possível anexar arquivos que contenham estas informações.

As anotações podem ser elogios ou críticas.

Elogio é bom? Crítica é ruim? Quando que uma ou outra é favorável ou não? Qual deles é o melhor para o desenvolvimento da carreira de um profissional? Na realidade, tanto um, quanto o outro, são importantes. O segredo é reconhecer e reagir de maneira correta diante de um elogio ou de uma crítica, pois eles são faca de dois gumes.

Tanto o elogio quanto a crítica são aprendizados árduos, visto que para chegar ao equilíbrio é necessário deixar a razão falar mais alto que a emoção, o que não é uma tarefa fácil de se realizar.

O aspecto negativo do elogio é o aumento, em demasia, do ego do elogiado, acarretando conseqüências nos relacionamentos interpessoais, além do risco de acomodação técnica, pensando que já sabe tudo.

Por outro lado, ele é positivo no sentido da avaliação a respeito das ações do profissional ser satisfatória, no mínimo. O que é uma constatação de que todo o seu empenho, disciplina, investimentos aplicados em tempo e em dinheiro, por exemplo, foram certeiros. Ele é, ainda, o reconhecimento dos colegas, superiores ou subordinados.

Quanto aos aspectos negativos da crítica, são os seguintes:

  • Falta de desenvolvimento profissional, em decorrência da resistência de se fechar ao feedback;
  • Ser facilmente manipulado pelos outros por reagir sempre a provocações, caindo em descredibilidade;
  • Abatimento, desmotivação, por causa das opiniões ou censuras que os outros fizeram;
  • Doenças psicossomáticas;
  • Desligamento da empresa por problemas de relacionamento interpessoal.

Conceitualmente, a crítica é uma avaliação do trabalho realizado por um especialista onde o avaliador também é um conhecedor do assunto tratado. Seu objetivo é melhorar, de forma contínua, o trabalho já realizado.

Reconhecimento sincero e verdadeiro, através de palavras, gestos e atitudes, é a verdadeira fonte da motivação. Ou, como diria Dale Carnegie: “Seja caloroso em sua aprovação e generoso em seu elogio”.