Essa é uma revisão anterior do documento!





O importador XML tem como objetivo, permitir que informações do e-Social provenientes de outros sistemas, possam ser incorporados à estrutura do e-Social existente no RH3 e assim serem validados no mesmo processo.

Introdução


Este processo é validado através da importação de arquivos gerados por estes sistemas no formato XML, conforme a versão exigida pelo E-SOCIAL.

O que você encontrará neste documento


1. Requisitos e instalação do sistema;

Configurações, estruturas de pastas e definição de arquivos.

2. O que esperar do sistema de importação de arquivos XMLs para integração com o RH3;

Neste tópico, será abordado as principais funcionalidades do sistema e como elas irão interagir com os processos do RH3.

3. Configuração do sistema;

Procedimento de uso dos cadastros.

4. Integrando informações de pagamento com o sistema RH3

O sistema permite que os dados de pagamento sejam integrados com os pagamentos realizados dentro do RH3 de forma que possam integrar a folha de pagamentos e/ou apenas envio dos dados para o e-social.

5. Uso do sistema;

Uso das telas de importação e relatórios do sistema.

Requisitos e Instalação do sistema


Os requisitos para utilização do executável são os mesmos do software RH3. Todas as configurações necessárias devem ser feitas para o funcionamento desta ferramenta.

Recomendamos que o executável seja instalado na mesma pasta que o RH.exe está instalado, desda forma será necessário apenas a configuração complementar abaixo:

1.1 Estrutura de diretórios

Adicionar na pasta onde o executável “ImportadorXML.exe” está, a seguinte estrutura: esocial\schemas\v02_04_02

1.2 Arquivo de configuração

  • Utilizar o mesmo arquivo “Config.ini” do RH3 Software;
  • Caso esteja em uma pasta diferente, será necessário configurar um novo acesso no sistema. O procedimento é o mesmo do RH3

Software.

1.3 Arquivos de validação do eSocial (XSD)

  • Baixar os arquivos de validação (XSD) do eSocial vigente;
  • Adicionar nesta pasta, o arquivo XSD adicional disponibilizado junto com o executável xmldsig-core-schema.xsd

Estes são os procedimentos necessários para o funcionamento da ferramenta. Após a instalação, os usuários que acessarão, serão os mesmos que já tem acesso a alguma funcionalidade do software RH3.

Nota: Não há controle de níveis de acesso para esta ferramenta.

O que esperar do sistema de importação


O importador XML tem como objetivo, permitir que informações do e-Social provenientes de outros sistemas, possam ser incorporados à estrutura do e-Social existente no RH3 e assim serem validados no mesmo processo.

Entretanto há duas considerações a serem levantadas, antes porém, é necessário entender que estas informações não são incorporadas ao sistema RH3 como cadastros em geral e informações de pagamento com excessão dos casos em que o colaborador tenha seu cadastro dentro do RH3, a seguir:

1. Os dados enviados automaticamente para o e-social;

  • Todas as informações são enviadas pelo processo interno do RH3 sem integrar os dados importados.

Desta forma, cadastros de rúbricas, colaboradores, pagamentos etc. Apenas serão enviados automaticamente para e-social e não integrados ao RH3.

2. Os dados são intermediados e integrados com o RH3;

  • Diferente da situação anterior, existe uma situação em que o sistema não enviará as informações automaticamente. Este processo é o de pagamentos (EVENTOS S-1200 e S-1210);
  • Nos casos em que os pagamentos importados forem de funcionários que têm cadastro no RH3, estes serão enviados pelo processo de envio tradicional do RH3, como se os pagamentos tivessem sido realizados dentro do sistema. Pois ele irá juntar as informações provenientes dos pagamentos no próprio RH3 com as informações importadas.

Mais detalhes no item 4.

O sistema também permite uma grande versatilidade, visto que poderá ser enviado apenas o que for necessário, isto é, o sistema está preparado para todos os eventos do e-social que seja necessário ser enviado pelo RH3.

Neste caso, se seu sistema tiver outras rúbricas diferentes dos registros do RH3, você poderá enviar os arquivos pelo importador, da mesma forma como o cadastro de colaboradores que não são gerenciados pelo RH3 e assim por diante.

É importante salientar uma vez que parte das informações são oriundas de sistemas diferentes, como registros de pagamento por exemplo, é preciso que os cadastros de colaboradores, rubricas etc estejam já tenham sido enviados para o e-social previamente, ou seja, obedecer a hierarquia de envio das informações.