Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


manual_usuario:studio:fluxo:conceito_fluxostarefas

Essa é uma revisão anterior do documento!



<fs x-large>Workflow Studio \ Fluxo</fs>


Conceitos básicos


Conceitos de fluxos e tarefas

O Workflow Studio trabalha com 2 conceitos principais: fluxos e tarefas.

Um fluxo é a representação de um processo de negócio. No WFS, o conceito de fluxo é subdividido em dois conceitos mais específicos: definição do fluxo, que é a especificação abstrata do processo de negócio, e instância do fluxo, que é o fluxo de negócio em execução.

Uma tarefa é um trabalho pendente para um usuário. No WFS, o conceito de tarefa é subdividido em dois conceitos mais específicos: definição da tarefa, que é a especificação abstrata da tarefa, e instância da tarefa, que é uma tarefa que já existe ou existiu para algum usuário.

As definições de fluxos e tarefas são feitas através do Designer de fluxos.

Definição do fluxo

A definição de um fluxo é a representação de um processo de negócios. Ela especifica e representa como um processo de negócios funciona.

Numa definição de fluxo são especificadas quais ações devem ser executadas (enviar e-mail, rodar script, alterar dados de uma tabela, criar uma tarefa) e em qual ordem até que o fim seja atingido.

Num processo de compra, por exemplo, é possível definir que uma aprovação da diretoria é necessária caso o montante pedido seja maior que 10.000. Caso contrário, apenas a aprovação do gerente é suficiente. Em ambos os casos de aprovação, um e-mail deverá ser enviado ao departamento financeiro.

É possível utilizar o Designer de fluxos para definir visualmente o fluxo de um processo de negócio. Todas as definições do fluxos são guardadas no banco de dados. Cada definição recebe um nome e é inserida dentro de um contexto (sistema, módulo, macroprocesso).

Instância do fluxo

Definição da tarefa

Instância da tarefa

manual_usuario/studio/fluxo/conceito_fluxostarefas.1378492884.txt.gz · Última modificação: (edição externa)